Logotipo

 

    De uma certa forma, esse é um novo começo para nós, uma nova iniciativa de comunicação e uma nova identidade visual para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Temos o prazer de apresentar a você algumas informações sobre o novo logotipo.

    Essa nova identidade para a Igreja Adventista reflete nossa profunda e inabalável crença em Jesus Cristo como o centro de nossa vida e de nossa fé. Nossa oração é de que essa representação gráfica de quem nós somos seja usada por todo o mundo como um símbolo familiar de nossa Igreja e seus valores.

 Explicação do símbolo

    A parte mais fácil de ser identificada do logotipo é o símbolo gráfico. Com o uso consistentee continuado, o símbolo pode, por si próprio, tornar-se sinônimo do nome Adventista do Sétimo Dia.

    O símbolo foi desenhado para ser mais do que uma coleção de referências simbólicas. O desenho, como um todo, pretende refletir o espírito e o caráter de sua igreja dinâmica e em crescimento. Contudo, os elementos individuais que formam a base do desenho foram selecionados cuidadosamente para representar as crenças e a missão da igreja.

 

 

 

 

A Bíblia Aberta: A Bíblia forma a base do desenho e representa o fundamento bíblico de nossas crenças. Está retratada numa posição completamente aberta sugerindo a completa aceitação da palavra de Deus.

logo_iasd.jpg (4665 bytes)

As linhas no topo do desenho sugerem um contínuo movimento para cima, simbolizando a ressureição e a ascensão de Jesus ao céu, bem como a sua segunda vinda, o principal foco de nossa esperança.

A Chama: Essa forma é feita de três linhas em volta do círculo, na esfera implícita. As linhas representam os três anjos de Apocalipse 14 circulando o globo, e a nossa missão de levar o evangelho ao mundo inteiro. A chama por inteiro representa simbolicamente o Espírito Santo.

A Cruz: O símbolo da Cruz, representando o evangelho da salvação, está posicionado no centro do desenho para enfatizar o sacrifício de Cristo, que é o tema central de nossa fé. É também  significativo que a Bíblia, representando a lei e a chama, representando o Espírito, apreçam juntas nas cruz.

    O logotipo é composto de duas partes: a parte escrita, que são as palavras "Igreja Adventista do Sétimo Dia" e o símbolo gráfico.

 

Cores Oficiais

Chama - Para GC Gold  - use PMS nš 1245 ou 0% cyan, 27% magenta, 100% yellow e 18% black.

Bíblia - Para GC Green - em papel coated use PMS nš 5477 ou 60% cyan, 0% magenta, 30% yellow e 72% black ou em papel comum use PMS nš 5535 ou 87% cyan, 72% yellow e 79% balck.

Parte Escrita - Para GC Gray - use PMS nš 402 ou 0% cyan, 6% magenta, 15% yellow e 34% black.

No lugar das cores GC especificadas, você pode usar as cores PANTONE ou cores processadas (cyan, yellow, magenta e black) referidas para especificar as cores de sua impressora ou outros fornecedores. Para os padrões de cor sólida PANTONE recorra à edição corrente do guia de fórmulas de cores PANTONE.

Variações aceitáveis
Em casos onde torna-se necessário divergir da combinação de cores preferencial, as seguintes variações são aceitáveis:

Texto em black - se necessário, é aceitável usar black no lugar de GC Gray para a parte escrita.

Duas cores - Quando somente duas cores forem disponíveis o símbolo inteiro deve ser em GC Green e a fonte principal deve ser GC Gray ou black sólido.
Se uma aplicação estiver limitada ao preto e a segunda cor for diferente da oficial GC Green, o logotipo inteiro deve aparecerr em Preto Sólido.
Evite imprimir qualquer parte do logotipo com cores que não sejam sólidas.

Uma cor - GC Green, GC Gray, GC Gold ou preto sólido devem ser usados para o logotipo inteiro quando necessário.
Quando uma cor diferente dessas aprovadas for a única cor disponível, a cor sólida deve ser usada para o logotipo inteiro

Essas combinações de cores alternativas são providas para acomodar as aplicações com recursos limitados ou com reserva e por isso devem ser usadas limitadamente.

Outros Materiais: É permitido reproduzir o símbolo nas cores naturais de materiais como bronze, pedra, vidro ou madeira para as placas ou para uso decorativo.

Fundos
A cor GC Green pode ser usada como fundo com o logotipo em branco ou dourado.

O Preto sólido pode ser usado também como fundo com o logotipo em branco ou GC Gold.

A cor GC Gray pode ser usada como fundo bem como outras sombras neutras com o logotipo em branco ou preto. Contudo, deve haver muito cuidado para assegurar o contraste suficiente entre o logotipo e o fundo para que a legibilidade não seja prejudicada.
A cor GC Gray deve ser evitada em fundos com meia matiz como o cinza, pois provê pouco contraste.

O melhor fundo para o logotipo é a cor branca ou uma sombra muita leve neutra. Nunca aplique o logotipo colorido sobre um fundo colorido. Quando um fundo colorido for inevitável, se for constituído de cores pastéis de alguns formulários comerciais, o logotipo deve ser impresso em preto sólido.
Os fundos como os indicados acima podem ser usados com o logotipo em branco, preto, ou GC Gold, desde que haja contrste suficiente para assegurar uma boa legilibilidade.

 

Fonte

    A fonte oficial para a parte escrita do logotipo é a Goudy Oldstyle, em letra maiúscula com as letras iniciais aproximadamente 30% maiores do que as outras. O espaço entre as letras e linhas deve ser sempre coerente com os

 

Sugestões Práticas

    No dia a dia, quando tivermos que aplicar o logotipo da Igreja, deve-se cuidar em escolher a hipótese que melhor se adequar a cada situação. Foram previstas várias formas de uso, para que se possa adaptar a cada contexto um logotipo bonito, claramente legível e comunicativo. Na tentativa de ajudar nos detalhes, buscamos prever aqui algumas situações, que dispomos abaixo com a sugestão de uso daquela que pode ser a melhor opção de identificação.

Em Imagem Translúcida:
Sempre que o logotipo for desenhado em material que permita passagem de luz para destaque em locais ou momentos de pouca luz. Como por exemplo: Painéis Luminosos, Back Light, etc. Sugerimos - Usar uma opção de uma cor só ou no máximo duas cores, que não envolvam tons suaves como GC Gold ou GC Gray, mas as cores GC Green e ou Preto Sólido. O logotipo todo em GC Green, ou em Preto Sólido, com a superfície Branco Sólido tem se demonstrado uma excelente opção.

Em Logotipos Distanciados:
Quando o Logotipo for colocado em pinturas ou painéis que serão vistos de longas distâncias, como por exemplo no fundo de um auditório. Sugerimos - Usar a cor Black ou Preto Sólido no lugar de GC Gray, para a parte escrita.

Em Igrejas Localizadas em Esquinas:
Quando o terreno da igreja abrange mais de uma rua como por exemplo: Em Esquinas. Sugerimos - Colocar uma identificação principal na frente da Igreja, e outra secundária em placas ou pintadas em condições de serem lidas na outra rua. O que pode ser alcançado através de placa fixada em poste na esquina, dentro do terreno da Igreja, ou mesmo fixado em ponto de boa visibilidade na própria construção da igreja.

Quando há Grande Recuo na Frente da Igreja:
Sempre que a distância da calçada para a parede da Igreja é relativamente grande. Sugerimos - Fixar em poste de ferro apropriadamente colocado junto a grade da Igreja o logotipo forma de placa ou luminoso. Usar a cor "Black" ou "Preto Sólido" no lugar de "GC Gray", para a parte escrita.

Quando A Frente da Igreja Fica Junto a Calçada:
Sempre que a parede da frente da Igreja está junto a calçada da rua. Sugerimos - Fixar a identificação diretamente na parede da Igreja. Usar a cor Preto Sólido para a escrita.

Já Existe o Nome Igreja Adventista na Faixada:
Se já existe escrito o nome Igreja Adventista do Sétimo Dia em algum ponto na faixada da Igreja. Lembramos - É obrigatório a inscrição do nome junto ao desenho, conforme uma das opções descritas. Mesmo que se esteja repetindo o nome que já conste em outro ponto próximo. O que pode ser feito é deslocar o nome isolado do desenho para outro ponto mais apropriado.

Identificação Em Metal:
É talvez uma das formas mais tradicionais da Igreja, escrever o nome da Igreja em 'Caixa Alta' usando metal como Aço Inox, Bronze, etc. O que fazer nestes casos? Sugerimos - Fazer o logotipo na opção de uma só cor, valendo-se do metal como sendo uma cor. O desenho e escrita devem estar em metal, e a disposição das fontes deve ser exatamente como está no manual do logotipo.

Em Campos e Gramados:
A igreja está cercada por um grande gramado e jardim. Sugerimos - Fixar a identificação em estrutura tipo monumento (semelhante a um pequeno muro) de alvenaria e revestido em granito. Atentar para os materiais e disposições possíveis.

Distorção na Cor:
Cuidado com as cores conforme as configurações detalhadamente colocadas neste material.
O símbolo não pode ser vermelho, a escrita amarela ou qualquer outra distorção comum em tentativas de resolver dificuldades de se encontrar tinta na cor exata.  Sugerimos - Caso não encontre a tinta exata, que se faça a composição com as cores Cyan, Yellow, Magenta e Black nos percentuais recomendados no manual para se alcançar exatamente os tons padrão no logotipo.